quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Poeta é um fingidor?

"O Poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor o que deveras sente." Fernando Pessoa

Não acredito e nem concordo com a colocação de que o poeta é um fingidor.


Uma das caracteristicas dos poetas quase sempre é a melancolia, que os fazem alimentar a dor que sentem e a transformam em poesia .

É por eles possuirem uma grande sensibilidde com relação a vivência das emoções, sentimentos e sofrimentos da alma, que conseguem exteriorizar tão bem estes sentimentos e emoções através da poesia .

Por isto algumas vezes lemos alguma poesia e ela toca tão profundamente a nossa alma.

Mas nós temos a característica de não cultivarmos e alimentarmos a dor, ao contrário, buscamos valorizar e estimular o positivismo diante da vida, a alegria interior, independente das circunstâncias contrárias da vida. Valorizamos a paz, a alegria e o alto astral acima de tudo . Buscamos sempre dar a volta por cima com relação as situações da vida que trazem dor.

Não consideramos saudável alimentar a melancolia e a dor .

Não entendemos como positivo cultivarmos uma dor, um sofrimento, mais do que o tempo necessário, como o luto por exemplo, que é sempre provocado por uma grande perda, ele é normal e necessário na vida de alguém que passou por uma grande perda, mas ele tem o tempo certo de começar e acabar e não dever ser estendido além do necessário .

Falo isto, porque alguns poetas tem a característica de cultivarem a dor, alimentarem a dor, como forma de inspiração.

Nenhum comentário: